quinta-feira, 17 de julho de 2014

Minhas Impressões: Depois dos quinze.

"Ao contrário do que todo mundo diz, o fim não precisa ser triste. Não é como nos contos de fadas, em que a história deve acabar no momento em que a princesa encontra o príncipe e se entende com ele. A boa notícia dos tempos modernos é que, em uma vida, podemos viver várias histórias."



Está virando uma mania, não agradável, fazer "resenha" de livros que me fizeram sentir emoções, em sua maioria, de estresse e raiva, mas espero que isso não se torne frequente, quero me sentir outra vez como nas leituras de "A culpa é das estrelas", ou "Um dia". Mas o assunto hoje é o livro "Depois dos Quinze" da blogueira Bruna Vieira, que foi uma surpresa não muito agradável em minhas leituras esse ano. 

O livro trás contos e crônicas sobre nada mais nem menos que o amor. Eu não sou uma dessas pessoas que odeia romances, mas esse livro francamente encheu minha cota amorosa do ano, não apenas porque fala de romance açucarado, mas porque fala disso e dor de cotovelo. O fato é que parece mais um livro de auto-ajuda para fazer as pessoas superarem aquela rejeiçãozinha básica que em algum momento todos passamos na vida, entretanto o assunto é repetido em todos os contos, onde se fala exatamente a mesma coisa usando palavras diferentes, parece que só existe isso no mundo, não pais, não amigos, apenas o garoto lindo dos olhos azuis, mas todos sabemos a vida é mais que isso.

O último texto é o pior de todos (na minha opinião). Gostei de como me transportou para uma Tatiane de três ou quatro anos atrás que se impressionava fácil com qualquer coisa que passava na televisão, porem eu não sou mais aquela menina e a falta de tato da Bruna ao escrever esse texto me impressionou, era quase uma trama de novela das nove, cheia de reviravoltas, sem qualquer chance de acontecer com qualquer um de nós na vida real.

Teve alguns contos bons, mas mesmo quando achava algo bom podia ver a menina imatura (que existe no coração de toda mulher) assumindo o controle das palavras da autora, e acredito que ela como a maioria das pessoas tem muito a evoluir e lapidar, mas principalmente não a vejo hoje, depois desse livro, como alguém que saiba falar de pessoas mais maduras porque a própria não amadureceu ainda. Não vejo garotas com mais de quinze anos lendo esses textos e os achando maravilhosos, nos falta essa inocência de ver o mundo com o egocentrismo e lirismo que está presente em todo o livro. 

De qualquer forma não foi uma leitura ruim, mas não foi também uma boa leitura. Acredito que teve pontos positivos e negativos, mas que conseguiu atingir seu público alvo, que não sou eu. kkkk 





Um comentário:

  1. Você é a primeira que vejo falando algo de negativo desse livro. A Bruna é tão adorada que só vejo elogios dos livros dela.
    Livros muito água-com-açúcar também não fazem o meu tipo, sendo assim, nem sei mas se quero mesmo ler esse.
    Eu pensava que ela ia falar sobre o blog, o surgimento dele...

    ResponderExcluir